terça-feira, 10 de março de 2015

Nota sobre o CEB do dia 3 de março e convite para roda de discussão


Foi realizado na última terça-feira, dia 3 de março de 2015, o Conselho das Entidades de Base da UFPR (CEB) e nós representantes do Centro Acadêmico de Letras estivemos presentes nesse momento histórico do movimento estudantil da universidade, que contou com grande número de pessoas interessadas em debater o destino do prédio do DCE.

Apesar da indisposição ao diálogo por parte da gestão “Quem tá passando é o bonde” e de propostas bizarras na tentativa de calar os estudantes (como a divisão não igualitária do tempo de fala entre os presentes), o resultado foi positivo e proporcionou maior união dos centros acadêmicos de diferentes cursos por iniciativa da base.

É cada vez mais evidente que os coletivos que ocupam o prédio do DCE possuem legitimidade e preservam com grande responsabilidade o espaço que é de todos. As revindicações do El Quinto, Rádio Gralha e Antifa foram expostas com transparência em contraposição ao modo autoritário como a gestão atual do DCE tem defendido os interesses da reitoria.

Além disso, houve relatos sobre a situação caótica das obras inacabadas em todos os campi da UFPR, com destaque para o descaso em relação à Casa da Estudante Universitária de Curitiba (CEUC). Também foi relembrada a atitude antidemocrática da reitoria, quando retirou o prédio do DANC das mãos dos estudantes sem se comprometer com a reforma do prédio.

Levando em consideração que as universidades federais começaram o ano com um corte de 30% no orçamento e com os atrasos nos repasses das bolsas de estudos, é impossível acreditar que a reitoria esteja realmente disposta a assumir uma reforma estrutural do prédio. Mesmo assim, todos nós concordamos com a urgência de melhorar os espaços que são utilizados pelos estudantes e a diferença no modo de pensar sobre isso está nas garantias que serão dadas durante o processo.

Quando finalmente as pessoas presentes no CEB puderam se manifestar, nós do CAL, em consonância com os representantes de outros cursos, propusemos uma assembleia geral dos estudantes. Por meio dela será possível que o debate consiga chegar a todos os envolvidos, sem passar obrigatoriamente e unicamente pelas representações de cada curso.

Sendo assim, nós da gestão “O SCHWA é Neutro, mas nós NÃO!” convidamos todos os estudantes do curso de Letras para um espaço de discussão que acontecerá no dia 16 de março as 18h30 horas na Sala 1009 no D. Pedro I. A ideia é debatermos a questão do prédio antes da assembleia do nosso curso, que acontecerá no dia 17/03 (a convocatória será enviada nos prazos regimentais) e a assembleia geral dos estudantes que acontecerá no dia 19/03 aqui no Campus Reitoria.

Esperamos que a assembleia geral ocorra de modo acessível a todos as pessoas que conhecem e vivenciam a realidade do prédio, valorizando uma rotina que vai muito além das festas no segundo andar.

Relembrando:

  • 16/03 18h30 Sala 1009 D. Pedro I - Roda de Discussão sobre o prédio dos estudantes
  • 17/03 8h30 Anfi 1000 / 18h30 1009 - Assembleia de Letras
  • 19/03 19h - Assembleia Geral dos Estudantes


Vamos tds, o CAL é nóix!

Nenhum comentário: