segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Oficina-Folia: "Debaixo dessa casca todo mundo é fruta"

Dias 11, 12 e 13 de fev, das 19:00 às 22:00 hrs no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta
Público: maiores de 14 anos
Vagas: 20

A Proposta
A oficina é uma proposta das artistas Camila Jorge e Má Ribeiro inspirada no trabalho do grupo Filhas da Fruta, do qual fazem parte. Vamos foliar com a mistura das diferentes linguagens artísticas (teatro, dança e música). A dinâmica dos encontros também será a própria brincadeira que acontece na relação entre a proposição feita pelas ministrantes e a realização destas e de outras possíveis propostas pelo grupo de participantes.
Algumas pulgas ou questões-temas:
- "multilinguagens" - dança, música, teatro, palhaço e outras coisas que ainda não tem nome.
- o que eu sei e o que eu não sei fazer;
- o que quero? o que gosto? o que necessito/necessitam?
- protagonismo e não-protagonismo
- relações entre eu e o(s) outro(s) e o espaço; o jogo?

Filhas das Frutas e as Ministrantes
O grupo Filhas da Fruta é formado pelas artistas Ailime Huckembeck, Camila Jorge e Má Ribeiro, e conta com a participação da artista visual Lídia Ueta. Na fronteira entre as linguagens artísticas (teatro, dança e improviso) o grupo propõe ações e manifestações com dinâmicas de improviso, elemento de constante investigação. Atua em espaços públicos, com o desejo de experenciar o “estar com” o lugar, bem como a construção de subjetividades e afetos com as pessoas que ali estão, mesmo que de passagem. O interesse das Filhas da Fruta é a construção de relações dialógicas com o entorno e com as pessoas, que são co-criadoras de ações poéticas com o grupo.

Camila Jorge é graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (FAP) e Geografia (UFPR). Fez diversos cursos livres na área de teatro, dança e música. Ministra aulas e oficinas desde 2005 e desde 2007 atua profissionalmente como palhaça, atriz-pesquisadora e coordenadora de projetos. Atualmente integra o grupo Filhas da Fruta e a Trupe da Saúde; é atriz parceira da Companhia do Ator Cômico; e desenvolve pesquisa solo na área de corpo e movimento, em espaços privados e públicos.

Má Ribeiro é atriz, palhaça e musicista, graduada em Artes Cênicas (FAP). É integrante do grupo Filhas da Fruta, do projeto Trupe da Saúde (grupo de palhaços que visita hospitais em Curitiba), da Cia de Bife Seco e do grupo Siricutico. Em sua formação participou de workshops com: Sue Morrison, Mauro Zanatta, Philippe Gaulier, Andrei Moscheto, Ésio Magalhães e por aí vai, pesquisando sempre a fronteira e não fronteira entre as linguagens. Participou de diversos espetáculos e produções.

Nenhum comentário: