quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nota de Retratação

Desde que caminhávamos para formar uma chapa para concorrer ao Centro Acadêmico de Letras da UFPR, nós, da gestão "Vem ni mim, Bakhtin!", acreditamos que a horizontalidade é a melhor forma de gerir uma organização como um centro acadêmico. Isso significa que cremos na necessidade de todos os membros participarem igual e, consequentemente, efetivamente das obrigações que têm enquanto membros de um CA. Portanto, posicionamo-nos sempre contra qualquer tipo de opressão - inclusive aquela que diz respeito à imposição ideológica, seja ela qual for. 
A exemplo disso, citamos uma das nossas propostas enquanto chapa: o respeito aos calouros durante o trote. Não admitiríamos nenhum tipo de agressão, física ou psicológica, aos calouros durante o evento em questão. Todos os membros da atual gestão do CAL procuraram, durante o trote de Letras realizado no dia 31/01/2014, evitar qualquer forma de exposição dos calouros a situações incômodas e/ou vexatórias. 
Apesar de todos os cuidados tomados para isso, um imprevisto ocorreu durante a confraternização: cerveja foi derramada na cabeça de um dos calouros enquanto realizávamos a gincana preparada para a ocasião. Este ato é inadmissível tanto para os membros do CAL quanto para os alunos do curso de Letras de modo geral, uma vez que denota um comportamento abusivo por parte daqueles que julgam ter o direito de demonstrar sua suposta "autoridade". Deixamos aqui claro que essa atitude não partiu de nenhum membro do CAL, porém cada um de nós, integrantes do Centro Acadêmico de Letras, pedimos desculpas públicas ao novo aluno que sofreu a violência aqui relatada, uma vez que, tendo em vista que o trote foi organizado por esta entidade estudantil, todos os ocorridos desta confraternização são responsabilidade do CAL.
Além disso, hoje (05/02/2014) foi divulgada uma informação caluniosa a respeito de comentários proferidos por membros da atual gestão do CAL sobre o trote de Design da UFPR, realizado também na data supracitada. Queremos frisar que aquilo que não é visto não é julgado pelos membros do Centro Acadêmico de Letras, portanto não temos propriedade para relatar nenhum tipo de violência e opressão por parte dos veteranos de Design presentes no trote do referido curso. Aliás, ao contrário do que foi passado para alguns, não comentamos, não julgamos nem, muito menos, posicionamo-nos a respeito de qualquer atividade coordenada pelos estudantes de Design durante seu trote.
Finalmente, é de extrema importância ressaltar que calúnia é um crime previsto na constituição (artigo 138 do Código Penal Brasileiro), definida, basicamente, como afirmação inverídica e aviltante a alguém. Sendo assim, nós não toleraremos nenhum comentário calunioso, principalmente se proferido - por fala ou por texto escrito - durante eventos coordenados pelo Centro Acadêmico de Letras da UFPR. Muitas vezes, aqueles que se dizem defensores da minoria colocam-se no papel do opressor, tentando instituir uma ideologia extremista, que não considera as várias possibilidades de posicionamento possíveis entre os dois lados do paradoxo. 
Colocamo-nos à disposição de qualquer estudante que se sinta, direta ou indiretamente, afetado por alguma atitude ocorrida dentro da universidade. Estamos dispostos a dar o encaminhamento necessário a qualquer um que sofra opressão, pois, como já dito, não toleraremos violência, venha de quem vier. 

Saudações Dialógicas,
CAL UFPR - Gestão "Vem ni mim, Bakhtin!"

Nenhum comentário: