sábado, 22 de setembro de 2012

Mestrado bilateral na França

Caros colegas que estão terminando a graduação,


A área de Francês da UFPR informa que a partir de 2013 a UFPR ofertará mestrado bilateral em convênio com duas universidades francesas.

"Estudos Lusófonos e Literatura Comparada" (UFPR e Universidade de Lyon).

"Francês Língua Estrangeira" (UFPR e Universidade Stendhal - Grenoble 3)


"Didática em Língua Estrangeira ou Plurilinguismo ou Intercompreensão" (UFPR e Universidade Stendhal - Grenoble 3).

Segundo informações da área de Francês da UFPR, para os últimos dois, há exigência de conhecimento de língua francesa nos níveis B2 ou Intermediário 2 (para o Francês Língua Estrangeira) e B1 ou Intermediário 1 (para o "Didática...").

Para se inscrever nos mestrados, é preciso participar do processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras (informações sobre o processo de seleção em pgletras.org). A convocação para os cursos acontecerá em novembro de cada ano. 

Vale ressaltar que o mestrado bilateral garante ao estudante dupla diplomação (UFPR + Universidade escolhida). O acordo entre as instituições prevê que serão enviados, no máximo, seis estudantes brasileiros para a França. Em contrapartida, outros seis estudantes franceses virão para a UFPR.

Nos termos do mesmo acordo, a UFPR receberá como professor visitante o Professor Christian Dégache, da Universidade Stendhal. O professor ofertará um curso semestral (disciplina) no programa de pós em Letras (título: "Intercompreensão em Línguas Românicas"), que será aberto para professores e alunos de línguas estrangeiras modernas.

Mais informações, entrar em contato com o Programa de Pós-graduação em Letras na internet ou na secretaria (Edifício Dom Pedro I, décimo andar).

Abraço fraterno

CAL

Nenhum comentário: