quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Carta de apoio ao PBMIH – Português Brasileiro para Migração Humanitária

                O Centro Acadêmico de Letras da UFPR, gestão 2015-2016 “Primeira do Plural – O CAL é nóis”, manifesta seu total apoio à realização do evento “#oMundoPodeSorrir”, no pátio da Reitoria, 14 de novembro, sábado, das 8:00 até às 18:00. O evento será realizado pelo projeto de extensão “PBMIH – Português Brasileiro para Migração Humanitária” em parceria com a DentalUni e oferecerá atendimento odontológico gratuito aos imigrantes, assim como palestras com foco na saúde bucal.
            O que é o PBMIH? O projeto de extensão PBMIH é um programa de ensino, pesquisa e extensão de Português Brasileiro voltado aos imigrantes na condição de refugiados e/ou em situação de vulnerabilidade social. O projeto faz parte do programa de extensão "Política Migratória e Universidade Brasileira" (PMUB) que se enquadra no conjunto de atividades a serem desenvolvidas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, devido ao Termo de Parceria firmado com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR, para a implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, nesta Universidade. São 6 os projetos, em diferentes setores, em que as atividades se desenvolvem, e os cursos que compõe são: Direito, Letras, Ciências da Computação, História, Psicologia e Sociologia, com a participação de 23 professores e 108 estudantes de graduação e pós-graduação.
            Portanto, o Centro Acadêmico de Letras entende que o evento é uma ação com o objetivo de proporcionar um tratamento digno e descomplicado para os imigrantes, que já enfrentam tantas outras barreiras para ter acesso aos serviços básicos, e espera que o uso do pátio não seja um entrave para seu acontecimento.
                                                                      


                                                                                                      Curitiba, 12 de novembro de 2015.

Nenhum comentário: