domingo, 8 de maio de 2011

Mensagem da Diretoria do CAL em repúdio à violência

O Centro Acadêmico de Letras tem ouvido dizer que alunos do curso têm dito coisas pouco amistosas a outros colegas. A história que chegou até nós não foi bem explicada. Não conhecemos quem disse nem quem ouviu tais coisas. Fato é que, tendo em vista que somos representantes de todos os alunos do curso, independentemente de qual habilitação, modalidade ou ênfase, somos contra qualquer tipo de intimidação ou isolamento - social ou acadêmico - de qualquer aluno ou grupo de alunos.

A palavra "bullying", no nosso entendimento, não se aplica ao acontecimento que chegou aos nossos ouvidos, haja vista que, segundo consta, um grupo ou uma pessoa disse coisas (que não sabemos o que foi) para um grupo de pessoas e isso caracteriza intimidação por parte de quem falou, mas não bullying pelo fato de que não houve agressão ou violência (ainda que apenas verbalmente) individual. Claro que a nossa posição a respeito do assunto pode ser revista, mas para isso precisamos que vocês, alunos, venham até nós, representação discente, para que demos o encaminhamento adequado para toda e qualquer situação em que vocês se sintam pessoal ou coletivamente ofendidos ou injustiçados. Este encaminhamento, inclusive, dependendo da ação praticada, pode tomar proporções desde suspensão do aluno "infrator" até mesmo expulsão, quando em casos muito graves.

Enfim, o Centro Acadêmico de Letras repudia todo ato de violência gratuita e desnecessária para com qualque dos nossos colegas de curso. E deixa claro também que está aberto a quem desejar manifestar sua insatisfação em relação a acontecimentos dessa ordem, como sempre tem feito

Atenciosamente

Centro Acadêmico de Letras
Gestão Foi-se o Machado" 2010-2011

Um comentário:

Vanuza disse...

Bullying não precisa necessariamente ser contra um indivíduo específico mas acho mesmo que o termo não foi o melhor, a termo correto neste caso é xenofobia (material escrito, imagens ou qualquer outro tipo de representação de idéias ou teorias que promovam e/ou incitem o ódio, a discriminação ou violência contra qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos, baseado na raça, cor, religião, descendência ou origem étnica ou nacional). E a propósito, é crime.