sábado, 30 de outubro de 2010

História do curso de Letras da UFPR

O curso de Letras da Universidade Federal do Paraná foi criado em 1938, como parte da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paraná. Em 1946, foi incorporado à então Universidade do Paraná, que, quatro anos mais tarde se transformaria em uma Universidade Federal. Desde o princípio, o curso teve suas características e princípios bastante sólidos, sendo pouco modificados. Contudo, as mudanças que se fizeram foram sempre para melhor, como a criação dos cursos de pós-graduação em 1975 e a constante reformulação e expansão para melhoria na qualidade do curso, assim como da própria Universidade.
Organizada inicialmente em Departamentos, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (de 1938 a 1939) mantinha o Departamento de Letras, junto com os demais departamentos. Em 1939, o Departamento dividiu a graduação em três habilitações: Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Anglogermânicas. Esta divisão permaneceu até 1961, quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação forçou a já Universidade Federal do Paraná a reorganizar a estrutura administrativa. Então, foi criado o Instituto de Letras e Artes, ainda com o Departamento de Letras e as habilitações de 1939. Em 1972, por exigência do Ministério da Educação, novamente ocorrem mudanças. É a partir daí que o curso passa a ser parte do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, dividido em dois departamentos: Letras Estrangeiras Modernas e Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas. Até hoje a estrutura do curso permanece inalterada.
Atualmente, na graduação, o curso oferece sessenta opções, entre habilitações (Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Polonês e Português) modalidades (Bacharelado e Licenciatura) e ênfases (Estudos Linguísticos, Estudos Literários e Estudos da Tradução), distribuídas entre os períodos da manhã e da noite.

Sobre as opções do curso, informações nas próximas postagens.

Nenhum comentário: