terça-feira, 24 de agosto de 2010

Participe do Plebiscito da Cisão!

Nos últimos 20 anos, o curso de Letras passou por muitas mudanças. Em 2007, uma das mais profundas alterações, tanto nas relações entre as diferentes esferas da estrutura acadêmica (do curso e da universidade) quanto no modo de conduzir a política acadêmico-estudantil, levaram à criação de duas novas habilitações que, de fato, se configuram como duas habilitações de um novo curso, haja vista que têm um PPP (projeto político-pedagógico) diferente daquele que sofreu reforma em 2007. Diante da impossibilidade de conversação entre as partes envolvidas naquele processo, tivemos que tomar posição de mediadores, para ao menos tentar dar continuidade (e quiçá uma solução) à questão que se levantou: “o curso será dividido?”
O Plebiscito da Cisão é uma ferramenta que buscamos para avaliar o quão grande é o desejo da comunidade de Letras em ver acontecer esta mudança tão drástica e profunda neste que é um dos mais tradicionais e conceituados cursos de Letras do Brasil (fundado em 1939).
Este movimento de divisão iniciou a partir da necessidade de dar características próprias às habilitações em Língua Estrangeira do curso (segundo o departamento responsável por tais habilitações). Com o pontapé inicial à discussão dado, o circo pegou fogo. Depois, agora que os ânimos estão mais calmos e não vemos (aparentemente) movimentos muito fortes, decidimos comprovar quem de fato quer o quê para que possamos nortear as nossas estratégias para uma decisão (seja ela qual for) o mais breve possível.
O projeto para separação, para aqueles que não sabem do que se trata, é o seguinte: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas permaneceriam com o currículo atual (curso de Letras) e as Línguas Estrangeiras Modernas formariam um curso novo, com ênfase em língua, literatura e cultura estrangeiras, isto tudo no âmbito da graduação.
Para saber mais sobre uma das causas desta mudança (e motivo para o Plebiscito) leia o artigo “REUNI Letras: Quem poderá nos defender?”, na edição 23 do “Boca do Inferno”, disponível aqui no Blog do CAL.

Dia do Plebiscito da Cisão: 27/08/2010
Horários: manhã (08h30 às 12h) e noite (18h30 às 21h30),
Local: 10º andar do Ed. Dom Pedro I (em frente aos elevadores).

A pergunta será a seguinte: “Você concorda com a separação do curso de Letras entre ‘Línguas Estrangeiras Modernas’ e 'Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas’?”
Resposta 1. “Sim, concordo”.
Resposta 2: “Não, não concordo”.

Contamos com a sua participação!

ALEA IACTA EST

Nenhum comentário: