Caros,
Informamos que a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras encaminhou para o CAL a programação do IV Círculo de Atividades Integradas da Graduação e Pós-graduação em Letras para o segundo semestre de 2012.
O Círculo é uma iniciativa conjunta das Coordenações da Graduação e da Pós-graduação em Letras, no âmbito do Programa CAPES-REUNI. A organização do Círculo se dá nas modalidades de Oficina e de Grupo de Estudos.
O principal objetivo é estimular a integração acadêmica dos alunos de Graduação em Letras (e de áreas afins) nas atividades desenvolvidas nas diversas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR.
O principal objetivo é estimular a integração acadêmica dos alunos de Graduação em Letras (e de áreas afins) nas atividades desenvolvidas nas diversas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR.
A participação nas atividades é inteiramente gratuita e será certificada pelas Coordenações de Graduação e Pós-graduação em Letras. Cada uma das atividades tem carga horária total de 30h. Vale ressaltar que, para os alunos de graduação, o certificado de participação em um ou mais cursos será contabilizada no grupo de Atividades Formativas (com aproveitamento de 100% do total cursado para a carga de formativas).
Inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Letras, no 10º andar do Edifício Dom Pedro I, Reitoria (no corredor oposto aos laboratórios de LEM).
Mais informações poderão ser solicitadas através do endereço eletrônico da Secretaria da Pós.
LISTA DE GRUPOS DE ESTUDO COM ÊNFASE EM ESTUDOS LITERÁRIOS
Poesia
Romantismo e
Modernidade (Adriano
Scandolara)
Leitura
de poemas, sobretudo de autores de língua portuguesa, inglesa e
francesa do século XIX (se necessário, em tradução para o
português), além de textos teórico-críticos que explorem alguns
dos temas em torno da relação entre a Modernidade e a poesia do
Romantismo. Exercícios de leitura, interpretação e comparação
entre poemas e poetas clássicos, românticos, modernos e
contemporâneos.
SEXTAS, 15h às 17h30
[INÍCIO 09 de NOVEMBRO]
“A
CASA DO
ESPELHO”:
Alice e
a tradição
fantástica (Ana
Carla Vieira
Bellon)
O grupo de Estudos propõe
uma conversa dinâmica tendo como foco de análise as obras de Lewis
Carroll “Alice no país das maravilhas e Através do espelho” sob
a perspectiva do modo fantástico literário. Tentaremos,
interdisciplinar e intertextualmente, percorrer os bosques de Carroll
à luz da tradição fantástica. De modo a tentar desvendar algumas
funções fantásticas e suas concepções aliadas à maneira de ler
o modo fantástico. Bem como analisar o desenvolvimento de algumas de
suas transposições cinematográficas e televisivas ao longo do
tempo.
QUARTAS, 14h às 17h
[INÍCIO 31 de OUTUBRO]
Leitura
do
romance
Finnegans
Wake
de
James
Joyce
(Ana Caroline
Ferreira
Costa)
O grupo de estudos propõe
ler em conjunto trechos do complexo livro Finnegans Wake, do escritor
irlandês James Joyce. Após uma introdução geral à obra e suas
propostas estruturais, analisaremos diretamente o texto e
discutiremos possíveis relações deste com o leitor.
Quintas,
14h às
17h [Início
01 de
NOVEMBRO]
Aspectos
da
prosa
contemporânea
na
obra
de
Bernardo
Carvalho (Arthur
Victor
Ferreira
Tertuliano)
Bernardo
Carvalho
é
um
premiado
ficcionista
brasileiro
contemporâneo. Onze, Mongólia, O
sol
se
põe
em
São
Paulo e O
filho
da
mãe,
quatro
de
seus
romances,
serão
objeto
de
estudo
desse
grupo,
que
analisará
a
questão
da
identidade
fragmentada
(nacional,
nominal
e
sexual)
e
outro
recursos
literários
recorrentes
na
obra
do
autor.
SÁBADOS,
09h
às
12h
[INÍCIO
10
de
NOVEMBRO]
Considerações
sobre o
romance
naturalista
brasileiro II
(Cassio Dandoro
Castilho Ferreira)
Vigente no Brasil nas duas
últimas décadas do século XIX, o Naturalismo foi uma escola que
mexeu com as estruturas de nossa literatura. Foi, também, capaz de
deixar marcas indeléveis em toda prosa produzida posteriormente, até
os nossos dias. Este grupo tem por objetivo compreender como se deu o
Naturalismo em nossas letras, partindo da leitura de obras produzidas
pelo escritor paraense Inglês de Sousa.
TERÇAS,
14h30 às
17h30 [INÍCIO
30 de
OUTUBRO]
Grupo
de estudos
shakespearianos (César
Felipe Pereira
Carneiro)
O Grupo
de Estudos
visa discutir
peças, filmes
e demais
manifestações artísticas
que partem
do material
dramatúrgico shakespeariano,
a fim
de verificar
como se
dá o
entrelaçamento
forma-conteúdo em
diferentes meios,
contextos, épocas
e culturas.
O ponto
de partida
será Hamlet,
o cânone
dos cânones
da dramaturgia
universal, na
medida em
que o
texto pode
proporcionar uma
relevante discussão
em torno
da questão
da intertextualidade
encontrada entre
o “original”
e outras
versões existentes
como, por
exemplo, O
primeiro Hamlet
In-Quarto (1603),
do próprio
Shakespeare, Rosencrantz
e Guildenstern
morreram (1966),
de Tom
Stoppard e
Hamlet-Máquina
(1979), de
Heiner Müeller.
O ponto
de chegada
será determinado
pelo Grupo,
ao sabor
da caminhada.
QUINTAS, 14h30 às 17h30
[INÍCIO 01 de NOVEMBRO]
Poemas
Satânicos (Claudecir
de Oliveira
Rocha)
O objetivo desse grupo de
estudo é investigar a recorrência e as diferentes figurações do
mito de Satanás na poesia brasileira, quer por meio de traduções
de Charles Baudelaire, John Milton e Lord Byron, quer por meio da
produção poética no Brasil. Pela influência de Lord Byron na
segunda geração dos românticos como Álvares de Azevedo, Bernardo
Guimarães e Aureliano Lessa; e a de Baudelaire no simbolismo com os
poetas Cruz e Sousa, Maranhão Sobrinho, Wenceslau de Queiros,
Severiano de Resende, Emiliano Perneta, Orlando Teixeira, Mário
Pederneiras, Castro Meneses, Durval de Morais e Moacir de Almeida.
Estudar os contextos dessa poesia no Brasil e suas inflexões no
conceito do modernismo. Como essa temática universalista
possibilitou a descentralização da poesia, a formação de grupos
literários no romantismo e a crise existencial dos simbolistas.
SEGUNDAS,
13h30 às
15h30 [INÍCIO
29 de
OUTUBRO]
Goethe,
poesia
persa
e
a
Weltliteratur
(Daniel
Martineschen)
Introdução
à leitura
e discussão
do livro
de poemas
Divã
ocidental-oriental
(West-östlicher
Divan)
de Johann
Wolfgang von
Goethe em
diálogo com
a tradição
poética persa
(especialmente do
poeta Hafiz),
tanto via
o original
alemão quanto
via traduções.
A atividade
compreenderá uma
visão panorâmica
sobre o
Divã,
a relação
deste com
a produção
poética de
Goethe como
um todo
e com
a tradição
de poesia
persa, bem
como a
leitura e
a discussão,
a cada
semestre, de
pelo menos
um dos
livros que
compõem o
Divã.
TERÇAS, 14h às 16h
[INÍCIO 30 de OUTUBRO]
Três
escritores
intimistas na
literatura
brasileira (Gabriela
Szabo)
Objetivo:
Nesse curso
realizaremos a
leitura de
textos dos
principais autores
brasileiros que
procuraram registrar
as sinuosidades
da mente
humana, Lúcio
Cardoso, Cornélio
Penna e
Clarice Lispector.
Discutiremos sobre
a recepção
crítica das
obras desses
escritores que
ousaram escrever
uma narrativa
que parecia
estar na
contramão da
tendência regionalista
a qual
muitos escritores
brasileiros seguiam
na primeira
metade do
século XX.
Também serão
apresentados filmes
que procuraram
se basear
nos romances
dos autores
em questão,
com a
finalidade de
discutir o
processo de
migração de
uma forma
para outra,
romance para
o filme,
e como
se constitui,
em cada
uma dessas
formas, a
introspecção psicológica..
QUARTAS,
16h às
18h [INÍCIO
07 de
novembro]
Histórias
extraordinárias,
um autor
extraordinário:
estudos sobre
a obra
de Edgar
Allan Poe (Greicy
Pinto Bellin)
O
grupo
tem
como
objetivo
estudar
tanto
a
poesia
como
a
prosa
de
um
dos
mais
famosos escritores
norte-americanos
do
século
XIX,
considerado
o
precursor
da
literatura
fantástica
moderna
e
um
dos
mais
representativos
autores
de
narrativas
de
terror.
Serão
analisados,
além
do
famoso
poema
"O
corvo",
os
contos
"A
queda
da
casa
de
Usher",
"Berenice",
"O
coração
denunciador",
O
barril
de
amontillado",
"O
poço
e
o
pêndulo",
"William
Wilson", entre
outros.
SEGUNDAS,
15h às
17h [INÍCIO
29 de
OUTUBRO]
“‘Esta
sou eu,
a inúmera’:
Grupo de
Estudos da
obra de
Cecília
Meireles para
além dos
poemas” (Karla
Renata
Mendes)
Abordagem da obra de
Cecília Meireles para além da poesia com o objetivo de compreensão
das outras facetas que englobaram seu projeto estético e literário.
Leitura e análise de textos teórico-críticos e de material
selecionado em cada vertente de sua produção.
QUARTAS,
14h às
18h [INÍCIO
31 de
OUTUBRO]
LISTA DE OFICINAS COM ÊNFASE EM ESTUDOS LITERÁRIOS
Curso de Clássicos
da Poesia
Paranaense (Ivan
Justen Santana)
Leituras
comentadas dos
principais poetas
paranaenses, desde
Bento Cego
e Júlia
da Costa,
passando por
Emiliano Perneta
e os
simbolistas, os
modernos Tasso
da Silveira
e Helena
Kolody, até
Paulo Leminski
e a
pós-modernidade. Curso
com certificado
em convênio
com o
Centro Paranaense
Feminino de
Cultura.
SÁBADOS,
10h às
13h [INÍCIO
10 de
NOVEMBRO]
Oficina
de Prática
de Tradução (Janaina Ravagnani)
O que a oficina propõe,
primeiramente é a leitura crítica da obra “A Tradução e a Letra
ou o Albergue do Longínquo, do teórico francês Antoine Berman. Em
seguida, propomos, baseado na leitura da obra, uma atividade de
prática de tradução de uma obra ficcional, poema, conto ou crônica
de um escritor brasileiro a definir com o grupo. A partir daí, a
proposta seria realizar uma leitura crítica dessas traduções,
conforme Berman, que visa fazer uma leitura das traduções enquanto
texto, buscando delinear o eixo crítico que orienta seus projetos de
tradução (CARDOZO, 2009).
SEXTAS, 14h
às 16h [INÍCIO 09
de NOVEMBRO]
Oficina
de análise
teatral e
análise
fílmica: um
estudo de
tradução
intersemiótica (Priscila
Caroline
Buse
e
Tassia
Kleine)
A oficina terá como
objetivo analisar as características do teatro e do cinema, com
ênfase, inicialmente, em características técnicas tais como
direção de arte e de atores, fotografia e sonorização. Após este
estudo, a nossa reflexão se estenderá à tradução intersemiótica,
abordando produções fílmicas que tenham por base uma peça
teatral. Em outras palavras, discutiremos processos fílmicos e
teatrais e a relação que se estabelece entre ambos com o apoio de
uma bibliografia a ser indicada no decorrer da oficina. As aulas
serão divididas em seis encontros com a duração de cinco horas
cada, sendo a primeira parte da aula reservada para a exposição dos
filmes e a segunda para a discussão dos elementos de cada uma das
categorias de espetáculo estudadas.
QUINTAS,
13h30 às
15h30 [INÍCIO
01 de
novembro]
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