sábado, 6 de outubro de 2012

IV Círculo de Atividades Integradas da Graduação e Pós-graduação em Letras 2012-2 (área de Linguística)


Caros, 

Informamos que a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras encaminhou para o CAL a programação do IV Círculo de Atividades Integradas da Graduação e Pós-graduação em Letras para o segundo semestre de 2012. 

O Círculo é uma iniciativa conjunta das Coordenações da Graduação e da Pós-graduação em Letras, no âmbito do Programa CAPES-REUNI. A organização do Círculo se dá nas modalidades de Oficina e de Grupo de Estudos. O principal objetivo é estimular a integração acadêmica dos alunos de Graduação em Letras (e de áreas afins) nas atividades desenvolvidas nas diversas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR. 
A participação nas atividades é inteiramente gratuita e será certificada pelas Coordenações de Graduação e Pós-graduação em Letras. Cada uma das atividades tem carga horária total de 30h. Vale ressaltar que, para os alunos de graduação, o certificado de participação em um ou mais cursos será contabilizada no grupo de Atividades Formativas (com aproveitamento de 100% do total cursado para a carga de formativas).

Inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Letras, no 10º andar do Edifício Dom Pedro I, Reitoria (no corredor oposto aos laboratórios de LEM).

Mais informações poderão ser solicitadas através do endereço eletrônico da Secretaria da Pós.


LISTA DE OFICINAS COM ÊNFASE EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS


Oficina de Metodologias de análise e coleta de dados em Sociolinguística (Antônio Luiz Gubert)
A oficina tem por objetivos discutir metodologias utilizadas na análise e coleta de dados em pesquisas sociolinguísticas, tendo por base teórica as investigações labovianas sobre como uma língua varia e muda; e também proporcionar aos participantes contato com dados de uso de língua real, com a finalidade de descrição de variedades do português brasileiro. Será apresentado o pacote GoldVarb2001, para atribuição de pesos relativos para dados.
SEGUNDAS, 8h ÀS 12h [INÍCIO 29 de OUTUBRO]


Oficina de Conceitos de Análise do Discurso aplicados em Jornalismo Cultural (Mauro Marcelo Berté)
Leitura e discussão de capítulos selecionados das obras Doze conceitos em análise do discurso e Cenas da enunciação, duas recentes traduções dos trabalhos de Maingueneau (2008, 2010) organizados por Sírio Possenti e Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva. Pretende-se aplicar a textos de jornalismo cultural (crítica literária, de música, televisão e artes em geral) veiculado na imprensa escrita brasileira (jornais e revistas em circulação), organizadores textuais e conceitos como cenas de enunciação, discursos constituintes, sobreasseveração, hiperenunciador, coenunciador, o registro polêmico e o já clássico ethos do enunciador, ou o mais recente “postura” (voltado ao texto escrito), entre outros que nos auxiliem na reflexão sobre a inseparabilidade do texto e do quadro social de sua produção e circulação.
QUARTAS, 14h às 17h30 [INÍCIO 31 de OUTUBRO]


Oficina de Língua e Cultura Italiana Nível 2 (Luciana Balthazar)
Oferecemos um curso de língua e cultura italiana para nível iniciante (A1) com o objetivo de desenvolver a competência comunicativa e apresentar um breve panorama da cultura italiana. O material didático utilizado será o livro Espresso 1 que, segundo as autoras, “baseia-se em princípios metodológicos modernos e inovadores, proporcionando ao estudante comunicar-se rapidamente e com segurança em situações reais”.
TERÇAS E QUINTAS, 10h30 às 12h [INÍCIO 30 de OUTUBRO]


LISTA DE GRUPOS DE ESTUDO COM ÊNFASE EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS


Bases para a pesquisa linguística (Ednei de Souza Leal)
O GE Bases para Pesquisa em Linguística tem como pretensão apontar alguns caminhos para o estudante que, ainda no segundo semestre do curso, não tem uma visão geral da Linguística enquanto ciência estabelecida, ou mesmo não tem um conceito do que seja ciência. Para tal, pretendemos ler textos (artigos científicos e capítulos de livros) que têm como base a discussão cientificidade dos modernos estudos da linguagem, tais como Castilho 2010, Mioto et al. 2004, Borges 2004, Lobato 1986, Chalmers 1991, Araújo 2004, Morin 2004, Robins 1979, Fiorin 2002, Bricmont & Sokal 2006 e Mussalim & Bentes 2005.
TERÇAS E QUINTAS, 17h às 18h30 [INÍCIO 30 de OUTUBRO]


Enunciados mágicos e performatividade (Eduardo César Godarth)
O objetivo do grupo será discutir o conceito de enunciado mágico sob a luz das teorias de performatividade elaboradas por J. L. Austin. Para tal, é minha intenção fazer exposições aos alunos explicando esta noção de performativo, bem como das contribuições que outros autores, como Douglas Robinson e Barbara Cassin, forneceram para que esta noção fosse solidificada, e da relação que esse conceito pode ter com enunciados encantatórios.
QUINTAS, 14h às 16h, [INÍCIO 01 de NOVEMBRO]


Estudos de Pragmática (Marina Chiara Legroski)
Pretendemos, a partir da leitura de alguns textos, introduzir os principais conceitos e problemas com os quais a pragmática trabalha, principalmente a partir da leitura dos autores clássicos. Além disso, pretendemos fazer uma breve introdução aos estudos de pragmática contemporâneos, incluindo mesmo as pragmáticas formais.
QUARTAS, 14h às 17h [INÍCIO 31 de OUTUBRO]



A variação linguística nos meios de comunicação social (Nilceu Romi Kerecz Tavares)
Inicialmente serão abordados os princípios teóricos da sociolinguística, área da lingüística que analisa a relação da língua com a sociedade. Em seguida, com base no que sugere Tarallo (1999), que a linguagem dos meios de comunicação de massa seja analisada com o intuito de verificar como as variantes lingüísticas estão infiltradas nesses locais, serão analisados radio/telejornais, revistas, jornais impressos e sites jornalísticos a fim de se discutir como a variante linguística é encarada por esses meios de comunicação social.
TERÇAS, 19h30 às 21h30 [INÍCIO 06 de NOVEMBRO]


Aquisição da linguagem escrita (Rosyane Mayre Pimenta Natal)
Objetivo: Estudar a aquisição da linguagem escrita sob a perspectiva do interacionismo de base saussuriana. Programa: 1) Abordagens teóricas em aquisição da linguagem; 2) O interacionismo em aquisição de linguagem; 3) O interacionismo em aquisição de linguagem escrita; 4) A escrita inicial de crianças como unidade de análise; 5) O erro na escrita da criança; 6) Os mecanismos de mudança em direção à escrita convencional; 7) A aquisição da escrita e as mudanças de posição da criança na linguagem; 8) O imaginário sobre a escrita e os três eixos de representação (Corrêa, 2004); 9) Análise de textos infantis.
QUARTAS, 14h às 18h [INÍCIO 31 de OUTUBRO]

Nenhum comentário: