Caros,
Informamos que a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras encaminhou para o CAL a programação do IV Círculo de
Atividades Integradas da Graduação e Pós-graduação em Letras para o segundo semestre de 2012.
O Círculo é uma
iniciativa conjunta
das Coordenações
da Graduação
e da
Pós-graduação em
Letras, no
âmbito do
Programa CAPES-REUNI. A organização do Círculo se dá nas
modalidades de
Oficina e
de Grupo de Estudos. O principal
objetivo é
estimular a
integração acadêmica
dos alunos
de Graduação
em Letras
(e de
áreas afins)
nas atividades
desenvolvidas nas
diversas linhas
de pesquisa
do Programa
de Pós-graduação
em Letras
da UFPR.
A participação
nas atividades
é inteiramente
gratuita e
será certificada
pelas Coordenações
de Graduação e Pós-graduação em Letras. Cada uma
das atividades tem carga horária total de 30h. Vale ressaltar que, para os alunos de graduação, o certificado de participação em um ou mais cursos será contabilizada no grupo de Atividades Formativas (com aproveitamento de 100% do total cursado para a carga de formativas).
Inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Letras, no 10º andar do Edifício Dom Pedro I, Reitoria (no corredor oposto aos laboratórios de LEM).
Mais
informações poderão ser solicitadas através do endereço eletrônico da Secretaria da Pós.
LISTA DE OFICINAS COM ÊNFASE EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Oficina de Metodologias
de análise
e coleta
de dados
em
Sociolinguística
I (Antônio Luiz
Gubert)
A
oficina tem
por objetivos
discutir metodologias
utilizadas na
análise e
coleta de
dados em
pesquisas sociolinguísticas,
tendo por
base teórica
as investigações
labovianas sobre
como uma
língua varia
e muda;
e também
proporcionar aos
participantes contato
com dados
de uso
de língua
real, com
a finalidade
de descrição
de variedades
do português
brasileiro. Será
apresentado o
pacote GoldVarb2001,
para atribuição
de pesos
relativos para
dados.
SEGUNDAS, 8h ÀS 12h
[INÍCIO 29 de OUTUBRO]
Oficina de Conceitos
de Análise
do Discurso
aplicados em
Jornalismo
Cultural (Mauro
Marcelo Berté)
Leitura
e discussão
de capítulos
selecionados das
obras Doze
conceitos em
análise do
discurso e
Cenas da
enunciação,
duas recentes
traduções dos
trabalhos de
Maingueneau (2008,
2010) organizados
por Sírio
Possenti e
Maria Cecília
Perez de
Souza-e-Silva.
Pretende-se aplicar
a textos
de jornalismo
cultural (crítica
literária, de
música, televisão
e artes
em geral)
veiculado na
imprensa escrita
brasileira (jornais
e revistas
em circulação),
organizadores textuais
e conceitos
como cenas
de enunciação,
discursos constituintes,
sobreasseveração,
hiperenunciador,
coenunciador, o
registro polêmico
e o
já clássico
ethos do
enunciador, ou
o mais
recente “postura”
(voltado ao
texto escrito),
entre outros
que nos
auxiliem na
reflexão sobre
a inseparabilidade
do texto
e do
quadro social
de sua
produção e
circulação.
QUARTAS,
14h às
17h30 [INÍCIO
31 de
OUTUBRO]
Oficina
de Língua
e Cultura
Italiana Nível
2 (Luciana Balthazar)
Oferecemos
um curso
de língua
e cultura
italiana para
nível iniciante
(A1) com
o objetivo
de desenvolver
a competência
comunicativa e
apresentar um
breve panorama
da cultura
italiana. O
material didático
utilizado será
o livro
Espresso 1
que, segundo
as autoras,
“baseia-se em
princípios metodológicos
modernos e
inovadores, proporcionando
ao estudante
comunicar-se rapidamente
e com
segurança em
situações reais”.
TERÇAS
E QUINTAS,
10h30 às
12h [INÍCIO
30 de
OUTUBRO]
LISTA DE GRUPOS DE ESTUDO COM ÊNFASE EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Bases para a pesquisa linguística (Ednei de Souza Leal)
O GE Bases para Pesquisa em Linguística tem como pretensão apontar alguns caminhos para o estudante que, ainda no segundo semestre do curso, não tem uma visão geral da Linguística enquanto ciência estabelecida, ou mesmo não tem um conceito do que seja ciência. Para tal, pretendemos ler textos (artigos científicos e capítulos de livros) que têm como base a discussão cientificidade dos modernos estudos da linguagem, tais como Castilho 2010, Mioto et al. 2004, Borges 2004, Lobato 1986, Chalmers 1991, Araújo 2004, Morin 2004, Robins 1979, Fiorin 2002, Bricmont & Sokal 2006 e Mussalim & Bentes 2005.
TERÇAS E QUINTAS, 17h às 18h30 [INÍCIO 30 de OUTUBRO]
Enunciados mágicos e performatividade (Eduardo César Godarth)
O
objetivo do grupo será discutir o conceito de enunciado mágico sob
a luz das teorias de performatividade elaboradas por J. L. Austin.
Para tal, é minha intenção fazer exposições aos alunos
explicando esta noção de performativo, bem como das contribuições
que outros autores, como Douglas Robinson e Barbara Cassin,
forneceram para que esta noção fosse solidificada, e da relação
que esse conceito pode ter com enunciados encantatórios.
QUINTAS, 14h às 16h, [INÍCIO 01 de NOVEMBRO]
Estudos
de Pragmática (Marina Chiara Legroski)
Pretendemos,
a partir da leitura de alguns textos, introduzir os principais
conceitos e problemas com os quais a pragmática trabalha,
principalmente a partir da leitura dos autores clássicos. Além
disso, pretendemos fazer uma breve introdução aos estudos de
pragmática contemporâneos, incluindo mesmo as pragmáticas formais.
QUARTAS, 14h às 17h [INÍCIO 31 de OUTUBRO]
A
variação
linguística
nos meios
de comunicação
social (Nilceu
Romi Kerecz
Tavares)
Inicialmente serão
abordados os princípios teóricos da sociolinguística, área da
lingüística que analisa a relação da língua com a sociedade. Em
seguida, com base no que sugere Tarallo (1999), que a linguagem dos
meios de comunicação de massa seja analisada com o intuito de
verificar como as variantes lingüísticas estão infiltradas nesses
locais, serão analisados radio/telejornais, revistas, jornais
impressos e sites jornalísticos a fim de se discutir como a variante
linguística é encarada por esses meios de comunicação social.
TERÇAS,
19h30 às
21h30 [INÍCIO
06 de
NOVEMBRO]
Aquisição
da linguagem
escrita (Rosyane
Mayre Pimenta
Natal)
Objetivo:
Estudar a
aquisição da
linguagem escrita
sob a
perspectiva do
interacionismo de
base saussuriana.
Programa: 1)
Abordagens teóricas
em aquisição
da linguagem;
2) O
interacionismo em
aquisição de
linguagem; 3)
O interacionismo
em aquisição
de linguagem
escrita; 4)
A escrita
inicial de
crianças como
unidade de
análise; 5)
O erro
na escrita
da criança;
6) Os
mecanismos de
mudança em
direção à
escrita convencional;
7) A
aquisição da
escrita e
as mudanças
de posição
da criança
na linguagem;
8) O
imaginário sobre
a escrita
e os
três eixos
de representação
(Corrêa, 2004);
9) Análise
de textos
infantis.
QUARTAS,
14h às
18h [INÍCIO
31 de
OUTUBRO]
Nenhum comentário:
Postar um comentário