quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleições para a Reitoria da UFPR

Caros,

como todos provavelmente sabem, está em andamento o processo de eleição para os cargos de Reitor e Vice-reitor da Universidade Federal do Paraná. A eleição, infelizmente, é informal (por isso é chamada de "consulta"), já que a lei brasileira dá prerrogativa ao Conselho Universitário na escolha do dirigente máximo da instituição, embora na UFPR seja de praxe o Conselho acatar o resultado da consulta.

As chapas

São duas chapas concorrendo. A chapa 1 - "UFPR pra valer" é composta por Maria Tarcisa Silva Bega (ex vice-reitora e atual diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes) e Amadeu Bona Filho (ex-diretor do Setor de Ciências Agrárias e atual coordenador do curso de Medicina Veterinária). 
A chapa 2 - "Compromisso e respeito" é formada por Zaki Akel Sobrinho (ex-diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e atual reitor) e Rogério Andrade Mulinari (ex-diretor do Setor de Ciências da Saúde e atual vice-reitor).

A consulta

Os dias de votação serão, nos campus de Curitiba e Litoral, 09 e 10 de outubro, durante todo o dia. O resultado será proclamado em até 48 horas, já que a eleição é feita com cédulas de papel.

O local
Serão várias urnas distribuídas pelos campi da UFPR. Para saber onde será seu local de votação, acesse o sítio da Comissão Paritária de Consulta e digite o seu número do CPF. Para os alunos de Letras é provável que a urna seja a do Edifício Dom Pedro I, mas não custa conferir.


Para mais informações sobre a Consulta, veja o sítio da CPC, formada pelas entidades representativas das categorias (APUF, DCE e Sinditest).

Para mais informações sobre as chapas concorrentes, veja o sítio de Tarcisa e Bona e o sítio de Zaki e Mulinari

O Centro Acadêmico de Letras não apóia nenhuma das chapas, tendo em vista que não é esse o caráter de nosso trabalho. Entretanto, consideramos fundamental a participação dos estudantes nos processos decisórios na UFPR, como é esta consulta. É um direito e dever cívico de todos a participação nessas eleições. Votem, colegas!

Abraço fraterno

CAL

Nenhum comentário: