terça-feira, 23 de setembro de 2014

Convocação de Assembleia

Caros colegas,

com este post convoco a Assembleia Geral dos Estudantes de Letras para esta sexta-feira (26/09), em duas sessões: uma às 9h30 e outra às 20h em salas a serem divulgadas no quadro do corredor do décimo andar.

A pauta é única: gestão e financiamento do jornal Boca do Inferno.

Só para contextualizar o assunto. Neste ano, tive a experiência de trabalhar com um comitê editorial independente do CAL e acredito que os resultados foram excelentes, por um motivo muito simples: essas pessoas dedicavam-se exclusivamente ao jornal e podiam fazer isso com qualidade, enquanto membros da representação acadêmica já têm várias outros encargos e acabam dando pouca atenção ao Boca.

A minha proposta é que oficializemos essa independência do comitê nos seguintes termos: os editores veteranos que trabalharam comigo nas edições 27 e 28 (esta prevista para sair em novembro) estão dispostos a, no início do ano que vem, treinar e selecionar novos editores. Com isso se cria um mecanismo de transição fluida entre os comitês editoriais, evitando que o grupo mingue ou que se componha exclusivamente de indivíduos sem qualquer orientação ou experiência. Assim, o Boca passaria a funcionar em modelo semelhante ao de uma empresa júnior, com a diferença de que não disporia de renda própria.

Para compensar esse problema, junto com a proposta de independência do comitê editorial, sugiro que votemos a destinação da verba integral do CAL junto à PRAE (R$ 5 mil anuais) para a impressão do jornal, dado que em anos passados essa cota permaneceu intocada e acabava por retornar à Reitoria. Além disso, a situação financeira atual de nosso centro acadêmico é bastante positiva e, se as gestões futuras se empenharem em trabalhar na promoção de eventos lucrativos, é possível mantê-la assim. Neste novo contexto, claro que não seria vedado aos membros do CAL participarem do comitê editorial, a única mudança é que todos, sem distinção, precisariam passar pelo processo seletivo promovido pelos editores veteranos.

Em linhas gerais, esta é a minha proposta para garantir que haja um grupo de pessoas capacitadas e interessadas em manter o jornal. A finalidade desta Assembleia é apresentar mais detalhes dessa ideia, discuti-la, votá-la e, se for o caso, angariar novas sugestões para a manutenção do Boca do Inferno como um veículo relevante para o nosso curso.

Eu, como jornalista de formação e com experiência de mercado, fiz o possível para passar meus conhecimentos àqueles que trabalharam comigo, inclusive redigi um guia prático de como fazer o jornal que divulgo no blog do Boca (http://jornalbocadoinferno.blogspot.com.br). Meu desejo, agora que estou me afastando, é de que esse know-how continue a circular e a se refletir na qualidade do nosso jornal. Espero que aqueles que se interessarem pelo futuro do Boca possam comparecer à Assembleia desta sexta.

Atenciosamente,
Suelen Trevizan - membro da gestão Vem ni mim, Bakhtin!

Nenhum comentário: