O texto abaixo acaba de nos ser enviado pela ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. Trata-se do posicionamento da Associação em relação à discussão sobre o livro didático "Para uma vida melhor", distribuído pelo MEC às escolas, que foi acusado de "apologia ao erro" por alguns jornalistas.
É importantíssimo que as pessoas saibam o que realmente é verdade a respeito da "última flor do lácio", que estão tentando não deixar "assassinar".
Um grande abraço
Olivir Freitas
Presidente
CAL
Língua e ignorância - ABRALIN
View more documents from Centro Acadêmico de Letras
Um comentário:
É, pelo grau da polêmica, dá pra ver que as pessoas também são apaixonadas pela língua, parece futebol. O problema da paixão é que ela obscurece a vista. Linguistas não podem se dar a esse luxo, então nós ainda tentamos ser objetivos, mas o incrível é que os jornalistas, que se dizem compromissados com a verdade dos fatos, geralmente nem tentam! A imprensa no geral simplesmente ignora conceitos básicos de língua, como distinção entre oralidade e norma, variação etc. E nem seria preciso virar um especialista, era só questão de ler um pouquinho sobre o assunto.
Postar um comentário