sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Periódicos: UFPR disponibiliza acesso irrestrito às suas publicações acadêmicas

Do site da UFPR

A Biblioteca Digital de Periódicos da Universidade Federal do Paraná (BDP/UFPR) disponibiliza de forma gratuita os periódicos científicos editados na instituição. Por meio do endereço www.ser.ufpr.br é possível ter acesso a artigos das mais diversas áreas sem nenhuma restrição.

Atualmente o sistema conta com mais de 60 periódicos editados pelos Programas de Pós-graduação, Graduação e por Núcleos de Pesquisa da UFPR. Também estão disponíveis publicações de algumas de suas unidades administrativas como a Revista Extensão em Foco, editada pela Coordenadoria de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (PROEC).

Pesquisa

O portal possui como recurso de pesquisa a busca por autor ou por palavras presentes no título, no resumo do artigo, nos termos indexados ou no texto completo. Acessando um dos periódicos o usuário tem essas mesmas opções, mas agora restritas apenas àquela publicação.

Por exemplo, ao selecionar a revista Família, Saúde e Desenvolvimento, editada até o ano de 2006 pelo Programa de Pós Graduação de Enfermagem (clicando do link “Edição completa” abaixo da descrição do periódico) aparecerá no menu direito do portal as opções de busca, pelas quais será possível procurar o termo desejado nos artigos de qualquer das edições do periódico.

Veja algumas das publicações disponíveis na Biblioteca Digital de Periódicos












Sistema e submissão de artigos

Para gerenciar o sistema o BDP/UFPR utiliza o Open Journal System (OJS) um programa de código fonte aberto (open source) desenvolvido para facilitar o acesso a conteúdos acadêmicos.

É por meio deste sistema, integrado ao portal, que interessados em publicar artigos podem submeter seus trabalhos. Cada publicação realiza periodicamente seu processo de seleção.

Para submeter um texto é necessário selecionar o periódico de interesse, fazer um cadastro como autor e realizar os passos de submissão solicitados pelo sistema. Feito este processo, o editor do periódico encaminha o artigo para a avaliação cega (sem informações sobre o autor) por especialistas da área, eles que vão determinar se o artigo será aceito ou não para publicação e se aceito, se há ou não ressalvas ao texto. No caso de haver sugestões por parte dos avaliadores o editor da publicação reencaminha as informações para o autor a fim de que ele realizar as correções sugeridas e submeta o novo texto ao mesmo processo.

Uma vez aceito o artigo, ele passa por processos de edição de texto que engloba etapas como normalização, tradução, arte final e diagramação, além da atribuição do Digital Object Identifier (DOI) – um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet – e finalização para publicação. Quando a edição do periódico com o artigo é lançada ele já estará disponível no sistema.

Serviço

Biblioteca Digital de Periódicos da Universidade Federal do Paraná

Acesse neste link

Contato

Questões Gerais: (41) 3360-7262/3329-4051

Suporte Técnico: (41) 3360-7262/3329-4051

E-mail: refased@yahoo.com.br


Nenhum comentário: