quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Inscrições para Representantes Discentes até 31 de outubro

Atenção alunos de Letras da UFPR que gostariam de ter uma participação política mais ativa dentro do curso!

O processo eleitoral para a nova gestão do Centro Acadêmico de Letras se encerrou há poucos dias, mas esse não é o único meio de representar os alunos junto às instâncias administrativas da Universidade. Até o dia 31 de outubro, está aberto o processo de inscrição para Representantes Discentes.

O nome pode causar confusão, já que o Centro Acadêmico (CA) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) são tipos de representação discente, por isso vamos usar as iniciais maiúsculas para diferenciar tais vagas.

Os Representantes Discentes são alunos que, durante um mandato de um ano (passível de renovação), exercerão o direito a voz e voto em reuniões do curso de Letras ou do Setor de Ciências Humanas. Eles não precisam, necessariamente, fazer parte da atual gestão do CAL.

Para se ter uma ideia do peso que poderíamos ter (e infelizmente não temos atualmente, já que essas vagas não estão preenchidas), um quinto dos assentos no Colegiado se destinam à Representação Discente. É muito importante que todas as cadeiras destinadas a alunos nas mais diversas instâncias estejam ocupadas, para que os estudantes sejam protagonistas nas decisões referentes ao nosso curso e à nossa universidade, em vez de apenas acatar aquilo que é deliberado pelos professores.

Ao todo, são 27 cadeiras titulares, além do mesmo número de suplentes (a especificação dos cargos segue abaixo), e essas devem ser indicadas pelo Centro Acadêmico, segundo o Regimento Geral da UFPR. Portanto, convidamos todos os alunos para discutirem e escolherem entre si aqueles que gostariam de atuar como Representantes Discentes. Aqueles que tiverem interesse às vagas, devem procurar qualquer membro do CAL para preencher o formulário de inscrição. Os candidatos devem ter disponibilidade de tempo no período da tarde, já que as reuniões acontecem nesse turno.

Especificamos a seguir quais são as vagas para Representantes Discentes:


Para que haja uma representação proporcional às mais diversas habilitações e ênfases, é importante que os alunos primeiro se organizem num Conselho de Representantes das Habilitações e Ênfases para, na sequência, se distribuírem, junto com os membros da atual gestão do CAL, entre as vagas discriminadas acima. O Conselho deve ser composto da seguinte forma:



Contamos com a participação de vocês! Lembrando que atuar como Representante Discente gera horas formativas.

Saudações dialógicas!
CAL - Gestão Vem ni mim, Bakhtin!

Nenhum comentário: