quarta-feira, 16 de maio de 2012

Solicitação de disciplinas optativas enviada!

Caros,


o CAL já enviou à Coordenação do Curso a lista de disciplinas optativas solicitadas pelos alunos para o segundo semestre de 2012. 


Eis o que nos foi encaminhado:





Solicitação de disciplinas optativas para o segundo semestre de 2012.

Esta solicitação obedece ao seguinte formato:

Código Nome da disciplina – ementa 0(algumas estão com a ementa acrescida de informações que os alunos deram, outras ficam abertas à escolha dos professores).
Professor(es) sugerido(s) – Número de alunos solicitantes

HL135 Pragmática - Teorias sobre o uso da linguagem. Contexto e funções discursivas do enunciado. Dêixis. Implicaturas. Atos de Fala.
Lígia Negri – 8 alunos

HL019 Lingüística IV - Conceitos fundamentais de Lingüística. A Lingüística no rol das Ciências Humanas. Lingüística e Filosofia da Ciência. Lingüística e Filosofia da Linguagem
Adelaide Silva ou Claudia Campos – 4 alunos

HL 162 Tópicos de Literatura Brasileira IV – Estudo de autor, tema e/ou obra da poesia brasileira do século XX. (Carlos Drummond de Andrade, preferivelmente)
Waltencir Alves ou Luís Bueno – 15 alunos

HL272 Estudos de Ficção Brasileira do Século XX - Estudo monográfico de um ficcionista brasileiro do século XX. A fortuna crítica do autor. Os elementos formais e conteudísticos configurados da sua obra. Situação do autor no panorama da literatura brasileira: tradição ou ruptura. (Graciliano Ramos, preferivelmente)
Luís Bueno – 10 alunos

HE197 Tópicos de Literatura Espanhola do Século XX – Estudo de autor da literatura espanhola do século XX (Frederico Garcia Lorca, preferivelmente).
Nylcea Pedra ou Maria Josele – 3 alunos

HL267 - História Social da Literatura Brasileira - A literatura nacional e suas relações com a vida sócio-cultural. A interação entre os estilos de época e/ou manifestações individuais e as diretrizes sociais dos vários períodos de nossa literatura.
Luís Bueno, Fernando Gil ou Benito Rodriguez – 12 alunos

HL104 Literatura Brasileira e modernidade – Literatura Brasileira e a dialética da modernização e da modernidade. Estudo de autores e textos representativos.
Luis Bueno – 9 alunos

HL058 História das Manifestações Literárias de Massa – Estudo das principais manifestações literárias dirigidas para um consumo de massa. A novela popular do final do século XVIII: a primeira febre editorial. O romance-folhetim (a interação produtor-consumidor). O romance policial. A ficção erótica.
Benito Rodriguez, Fernando Gil ou Sandra Stroparo – 10 alunos

HL288 Manifestações Literárias no Paraná - Literatura brasileira e regionalismo. Manifestações literárias no Paraná dos cronistas viajantes à contemporaneidade: visão panorâmica. A presença do Paraná na literatura brasileira: grupos, autores e obras representativas.
Fernando Gil, Paulo Venturelli ou Marilene Weinhardt – 3 alunos

HLXXX Introdução a Bakhtin - Introdução às formulações de Bakhtin, especialmente voltada para a área de estudos literários.
Caetano, Gilberto de Castro ou Bruno Dallari – 8 alunos

HE1024 Gramática avançada de língua japonesa - Estudos avançados de gramática da língua japonesa baseados na seleção de alguns tópicos
de sintaxe e/ou morfologia e/ou fonologia.
Monica ou Satomi - 1 aluno

HE880 – Fonologia de Língua Inglesa I
Qualquer professor – 2 alunos.

HE313 Estudos sobre a ficção de língua inglesa – Estudo monográfico de autor moderno ou contemporâneo de língua inglesa.
Liana ou Luci – 3 alunos.

HL097 Língua Portuguesa XII - 4 aulas teóricas; 4 créditos; EMENTA: Teoria gramatical e ensino de português como língua materna: exame crítico do lugar da gramática no ensino tradicional de português. A iniciação lingüística.
Qualquer professor da área de Linguística – 12 alunos

Observação sobre a disciplina HL097. Os alunos encaminharam a solicitação da disciplina nos seguintes termos: Noções Básicas de Gramática Tradicional Normativa. Justificativa: Gostaríamos de uma disciplina que abordasse algumas regras/normas da gramática tradicional, porque muitos estudantes de Letras chegam às disciplinas de sintaxe e morfologia (por exemplo) sem noção ou uma base da G.T, e isso fez muita falta. Como futuros professores (a maioria) sabemos que a realidade nas escolas (na maioria delas) exige (infelizmente?) o ensino da gramática normativa. Muitos escolas de Ensino Médio só se preocupam com o vestibular, e por isso ensinam a G.T. Portanto, uma disciplina que nos desse uma base (pelo menos) de como fazer uma Análise sintática (oração/período), estudar Regência/concordância verbal e nominal, colocação de pronomes (próclise, mesóclise e ênclise), etc.., já ajudará a muitos a enfrentar nossa futura realidade. Assim como estudamos outras teorias linguísticas, abordagens e gramáticas diferentes (a gerativista), gostaríamos de ter o direito de estudar também a gramática tradicional na faculdade, pois só podemos criticar/rejeitar algo que conhecemos bem, do contrário, não poderemos fazer comparações e tirar nossas conclusões/críticas sobre o tema.”

Nenhum comentário: