o CAL já enviou à Coordenação do Curso a lista de disciplinas optativas solicitadas pelos alunos para o segundo semestre de 2012.
Eis o que nos foi encaminhado:
Solicitação de disciplinas optativas
para o segundo semestre de 2012.
Esta solicitação obedece ao seguinte formato:
Código
Nome da disciplina – ementa 0(algumas estão com a ementa
acrescida de informações que os alunos deram, outras ficam abertas à escolha
dos professores).
Professor(es) sugerido(s) – Número de alunos
solicitantes
HL135 Pragmática -
Teorias sobre o uso da linguagem. Contexto e funções discursivas do enunciado.
Dêixis. Implicaturas. Atos de Fala.
Lígia Negri – 8 alunos
HL019 Lingüística IV -
Conceitos fundamentais de Lingüística. A Lingüística no rol das Ciências
Humanas. Lingüística e Filosofia da Ciência. Lingüística e Filosofia da
Linguagem
Adelaide Silva ou
Claudia Campos – 4 alunos
HL 162 Tópicos de Literatura Brasileira IV – Estudo
de autor, tema e/ou obra da poesia brasileira do século XX. (Carlos Drummond de
Andrade, preferivelmente)
Waltencir Alves ou Luís Bueno – 15 alunos
HL272 Estudos de Ficção Brasileira do Século
XX
- Estudo monográfico de um ficcionista brasileiro do século XX. A fortuna
crítica do autor. Os elementos formais e conteudísticos configurados da sua
obra. Situação do autor no panorama da literatura brasileira: tradição ou
ruptura. (Graciliano Ramos, preferivelmente)
Luís Bueno – 10
alunos
HE197 Tópicos de Literatura Espanhola do Século XX – Estudo de autor da literatura espanhola do século XX
(Frederico Garcia Lorca, preferivelmente).
Nylcea Pedra ou Maria
Josele – 3 alunos
HL267 -
História Social da Literatura Brasileira - A literatura nacional e suas relações com a vida
sócio-cultural. A interação entre os estilos de época e/ou manifestações
individuais e as diretrizes sociais dos vários períodos de nossa literatura.
Luís Bueno, Fernando Gil ou Benito Rodriguez – 12
alunos
HL104 Literatura
Brasileira e modernidade – Literatura Brasileira e a dialética da
modernização e da modernidade. Estudo de autores e textos representativos.
Luis Bueno – 9 alunos
HL058 História
das Manifestações Literárias de Massa – Estudo das principais manifestações literárias
dirigidas para um consumo de massa. A novela popular do final do século XVIII:
a primeira febre editorial. O romance-folhetim (a interação
produtor-consumidor). O romance policial. A ficção erótica.
Benito Rodriguez, Fernando Gil ou Sandra Stroparo –
10 alunos
HL288
Manifestações Literárias no Paraná - Literatura brasileira e regionalismo.
Manifestações literárias no Paraná dos cronistas viajantes à contemporaneidade:
visão panorâmica. A presença do Paraná na literatura brasileira: grupos,
autores e obras representativas.
Fernando Gil, Paulo Venturelli ou Marilene
Weinhardt – 3 alunos
HLXXX
Introdução a Bakhtin - Introdução às formulações de Bakhtin,
especialmente voltada para a área de estudos literários.
Caetano, Gilberto de Castro ou Bruno Dallari – 8
alunos
HE1024
Gramática avançada de língua japonesa - Estudos avançados de gramática da língua
japonesa baseados na seleção de alguns tópicos
de sintaxe e/ou morfologia e/ou fonologia.
Monica ou Satomi - 1 aluno
HE880 –
Fonologia de Língua Inglesa I
Qualquer professor – 2 alunos.
HE313
Estudos sobre a ficção de língua inglesa – Estudo monográfico de autor moderno ou
contemporâneo de língua inglesa.
Liana ou Luci – 3 alunos.
HL097 Língua Portuguesa XII - 4
aulas teóricas; 4 créditos; EMENTA: Teoria gramatical e ensino de português
como língua materna: exame crítico do lugar da gramática no ensino tradicional
de português. A iniciação lingüística.
Qualquer professor da área de Linguística – 12
alunos
Observação sobre a disciplina HL097. Os alunos encaminharam a solicitação da disciplina nos
seguintes termos: “Noções Básicas de Gramática Tradicional Normativa. Justificativa:
Gostaríamos de uma disciplina que abordasse algumas regras/normas da gramática
tradicional, porque muitos estudantes de Letras chegam às disciplinas de
sintaxe e morfologia (por exemplo) sem noção ou uma base da G.T, e isso fez
muita falta. Como futuros professores (a maioria) sabemos que a realidade nas
escolas (na maioria delas) exige (infelizmente?) o ensino da gramática
normativa. Muitos escolas de Ensino Médio só se preocupam com o vestibular, e
por isso ensinam a G.T. Portanto, uma disciplina que nos desse uma base (pelo
menos) de como fazer uma Análise sintática (oração/período), estudar
Regência/concordância verbal e nominal, colocação de pronomes (próclise,
mesóclise e ênclise), etc.., já ajudará a muitos a enfrentar nossa futura
realidade. Assim como estudamos outras teorias linguísticas, abordagens e
gramáticas diferentes (a gerativista), gostaríamos de ter o direito de estudar
também a gramática tradicional na faculdade, pois só podemos criticar/rejeitar
algo que conhecemos bem, do contrário, não poderemos fazer comparações e tirar
nossas conclusões/críticas sobre o tema.”
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