domingo, 30 de outubro de 2011

Eleição do Conselho dos Representantes das Habilitações e Ênfases


Caros colegas,


Conforme prevê o Estatuto do nosso Centro Acadêmico, além da representação discente desempenhada pelos membros da diretoria do CAL, existe outra instância de representação: o Conselho dos Representantes das Habilitações e Ênfases – CRHE.


Os representantes no CRHE atuam em conjunto com a Diretoria do CAL nas instâncias administrativas do curso (Departamentos e Colegiado). Além disso, são responsáveis pelas questões que mais diretamente atingem os estudantes das habilitações e ênfases (licenciatura e bacharelados em estudos literários, lingüísticos e da tradução), enquanto que os diretores do CAL tratam daquilo que diz respeito a todos os alunos do curso de um modo geral, além, é claro das atribuições específicas do centro acadêmico. Em suma, a função dos representantes das habilitações e ênfases é fazer uma ponte mais direta entre os alunos das diferentes habilitações e ênfases e o próprio Centro Acadêmico, de forma a otimizar o fluxo de informações para melhorar as condições da nossa vida acadêmica, tanto no geral como em cada habilitação. Os representantes têm o papel de levar até o CAL as questões, os interesses, os problemas pertinentes às habilitações e ênfases do curso e, especialmente, a cada um dos estudantes individualmente, para que o CAL possa dar encaminhamento ao maior número de solicitações possível.



As eleições

O processo de eleição dos representantes das habilitações e ênfases será feito da seguinte forma:

Os alunos de cada habilitação e ênfase deverão se organizar e realizar reuniões internas (cada habilitação/ênfase fará a sua separadamente das demais).

Nessas reuniões, os participantes deliberarão e votarão em seus candidatos a representante sob a forma de votação por maioria absoluta (50%+1) ou aclamação (unanimidade), no caso de candidato único ou maioria simples (o que tiver mais votos vence), no caso de mais de um candidato.

A diretoria não realizará Assembleia Geral para a eleição dos representantes por entender que o ideal é justamente descentralizar, desburocratizar e legitimar o processo. Os membros da diretoria do CAL procurarão estar presentes nessas reuniões, bem como ajudarão a articulá-las, a fim de orientarem o bom encaminhamento do processo. As reuniões e a escolha dos representantes deverão acontecer até o dia 18 de novembro de 2011, prazo final para que cada habilitação comunique ao CAL o nome de seu representante eleito. Caso o(s) representante(s) não seja(m) escolhido(s) até essa data, a diretoria do CAL se encarregará de indicar algum aluno para assumir a representação da sua respectiva habilitação ou ênfase.


Os documentos para entrega do nome do representante serão disponibilizados em arquivo “PDF” aqui no blog, em breve.


A escolha dos representantes das habilitações e ênfases deverá observar, conforme o Estatuto, a seguinte distribuição:

Português diurno: 1 representante
Português noturno: 1 representante
Inglês Diurno: 1 representante
Inglês Noturno: 1 representante
Grego e Latim: 1 representante
Alemão: 1 representante
Espanhol: 1 representante
Italiano: 1 representante
Francês: 1 representante
Japonês: 1 representante
Polonês: 1 representante
Estudos da Tradução: 1 representante
Estudos Linguísticos: 1 representante
Estudos Literários: 1 representante
Licenciatura: 1 representante


Desejamos que o processo de formação do Conselho de Representantes das Habilitações tenha o melhor andamento possível. Portanto, em caso de qualquer dúvida, por favor manifestem-se diretamente através do email do CAL (cal.ufpr@gmail.com) e/ou procurem pessoalmente os membros da Diretoria.


Abraços fraternos!

Nenhum comentário: