quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eleições 2010 CAL: o que houve?

No último dia 05/10 ocorreu a eleição para a Diretoria do CAL, gestão 2010-2011. Infelizmente, pelo baixíssimo número de comparecimentos, a Comissão Eleitoral decidiu por anular o pleito e convocar novas eleições.

Para deixar mais explícita a gravidade, os números desta eleição:

Votantes aptos: 813
Número de comparecimentos: 69
Votos a favor da chapa única: 62
Votos nulos: 6
Votos contra: 0
Votos brancos: 1


É uma lástima que os nossos colegas não se interessem pelo seu próprio Centro Acadêmico. Vale ressaltar que as inscrições para chapas duraram quase três semanas, isto é, poderiam ter se inscrito muitas mais chapas do que uma única.

Outra coisa também deve ser deixada clara: os alunos não sabem o que é o CAL. Pensam que os acadêmicos que ali estão não fazem nada. Pensam o contrário? Então por que não compareceram às urnas? Por que não inscreveram mais chapas? Não adianta depois reclamar que não são representados ou os diretores do CAL são isso ou aquilo. A democracia existe para isso: fazer valer direitos. Se as pessoas não se interessam pelos próprios direitos, quem é que vai se interessar?

Se os senhores tivessem noção da importância que tem o Centro Acadêmico dentro da Universidade, certamente teriam gasto os trinta segundos necessários para votar. E, independente de quem concorreu, teriam feito valer o seu DIREITO de escolher seus representantes.


Aos que ainda não sabem: entre outras atribuições, o CAL é quem defende os interesses dos alunos perante TODAS as instâncias da Universidade. Acham pouco?



Para tentar reverter este quadro de "corpo mole" que a comunidade discente demonstrou estar, a Comissão Eleitoral resolveu refazer a eleição. Esperamos agora que os caros colegas participem, ou fazendo inscrição de chapa ou pelo menos votando, seja contra ou a favor. O que importa é participar (para poder ter direito de cobrar depois, não é?)



Abaixo, as novas datas estipuladas para o pleito:


Inscrições até: 15/10
Votação em: 22/10


Os documentos necessários para inscrição de chapa estão disponíveis na Convocatória de Eleições do CAL. Esta Convocatória, assim como o Termo de Inscrição de Chapa estão disponíveis no sítio http://slideshare.com/calufpr.


ALEA IACTA EST


Atenciosamente


José Olivir de Freitas Junior
Vice-presidente

Nenhum comentário: