sábado, 6 de outubro de 2012

IV Círculo de Atividades Integradas da Graduação e Pós-graduação em Letras 2012-2 (área de Literatura)


Caros, 

Informamos que a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras encaminhou para o CAL a programação do IV Círculo de Atividades Integradas da Graduação e Pós-graduação em Letras para o segundo semestre de 2012. 

O Círculo é uma iniciativa conjunta das Coordenações da Graduação e da Pós-graduação em Letras, no âmbito do Programa CAPES-REUNI. A organização do Círculo se dá nas modalidades de Oficina e de Grupo de Estudos.
O principal objetivo é estimular a integração acadêmica dos alunos de Graduação em Letras (e de áreas afins) nas atividades desenvolvidas nas diversas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR. 
A participação nas atividades é inteiramente gratuita e será certificada pelas Coordenações de Graduação e Pós-graduação em Letras. Cada uma das atividades tem carga horária total de 30h. Vale ressaltar que, para os alunos de graduação, o certificado de participação em um ou mais cursos será contabilizada no grupo de Atividades Formativas (com aproveitamento de 100% do total cursado para a carga de formativas).

Inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Letras, no 10º andar do Edifício Dom Pedro I, Reitoria (no corredor oposto aos laboratórios de LEM).

Mais informações poderão ser solicitadas através do endereço eletrônico da Secretaria da Pós.


LISTA DE GRUPOS DE ESTUDO COM ÊNFASE EM ESTUDOS LITERÁRIOS



Poesia Romantismo e Modernidade (Adriano Scandolara)
Leitura de poemas, sobretudo de autores de língua portuguesa, inglesa e francesa do século XIX (se necessário, em tradução para o português), além de textos teórico-críticos que explorem alguns dos temas em torno da relação entre a Modernidade e a poesia do Romantismo. Exercícios de leitura, interpretação e comparação entre poemas e poetas clássicos, românticos, modernos e contemporâneos.
SEXTAS, 15h às 17h30 [INÍCIO 09 de NOVEMBRO]


A CASA DO ESPELHO: Alice e a tradição fantástica (Ana Carla Vieira Bellon)
O grupo de Estudos propõe uma conversa dinâmica tendo como foco de análise as obras de Lewis Carroll “Alice no país das maravilhas e Através do espelho” sob a perspectiva do modo fantástico literário. Tentaremos, interdisciplinar e intertextualmente, percorrer os bosques de Carroll à luz da tradição fantástica. De modo a tentar desvendar algumas funções fantásticas e suas concepções aliadas à maneira de ler o modo fantástico. Bem como analisar o desenvolvimento de algumas de suas transposições cinematográficas e televisivas ao longo do tempo.
QUARTAS, 14h às 17h [INÍCIO 31 de OUTUBRO]


Leitura do romance Finnegans Wake de James Joyce (Ana Caroline Ferreira Costa)
O grupo de estudos propõe ler em conjunto trechos do complexo livro Finnegans Wake, do escritor irlandês James Joyce. Após uma introdução geral à obra e suas propostas estruturais, analisaremos diretamente o texto e discutiremos possíveis relações deste com o leitor.
Quintas, 14h às 17h [Início 01 de NOVEMBRO]


Aspectos da prosa contemporânea na obra de Bernardo Carvalho (Arthur Victor Ferreira Tertuliano)
Bernardo Carvalho é um premiado ficcionista brasileiro contemporâneo. OnzeMongóliaO sol se põe em São Paulo e O filho da mãe, quatro de seus romances, serão objeto de estudo desse grupo, que analisará a questão da identidade fragmentada (nacional, nominal e sexual) e outro recursos literários recorrentes na obra do autor.
SÁBADOS, 09h às 12h [INÍCIO 10 de NOVEMBRO]



Considerações sobre o romance naturalista brasileiro II (Cassio Dandoro Castilho Ferreira)
Vigente no Brasil nas duas últimas décadas do século XIX, o Naturalismo foi uma escola que mexeu com as estruturas de nossa literatura. Foi, também, capaz de deixar marcas indeléveis em toda prosa produzida posteriormente, até os nossos dias. Este grupo tem por objetivo compreender como se deu o Naturalismo em nossas letras, partindo da leitura de obras produzidas pelo escritor paraense Inglês de Sousa.
TERÇAS, 14h30 às 17h30 [INÍCIO 30 de OUTUBRO]


Grupo de estudos shakespearianos (César Felipe Pereira Carneiro)
O Grupo de Estudos visa discutir peças, filmes e demais manifestações artísticas que partem do material dramatúrgico shakespeariano, a fim de verificar como se dá o entrelaçamento forma-conteúdo em diferentes meios, contextos, épocas e culturas. O ponto de partida será Hamlet, o cânone dos cânones da dramaturgia universal, na medida em que o texto pode proporcionar uma relevante discussão em torno da questão da intertextualidade encontrada entre o “original” e outras versões existentes como, por exemplo, O primeiro Hamlet In-Quarto (1603), do próprio Shakespeare, Rosencrantz e Guildenstern morreram (1966), de Tom Stoppard e Hamlet-Máquina (1979), de Heiner Müeller. O ponto de chegada será determinado pelo Grupo, ao sabor da caminhada.
QUINTAS, 14h30 às 17h30 [INÍCIO 01 de NOVEMBRO]


Poemas Satânicos (Claudecir de Oliveira Rocha)
O objetivo desse grupo de estudo é investigar a recorrência e as diferentes figurações do mito de Satanás na poesia brasileira, quer por meio de traduções de Charles Baudelaire, John Milton e Lord Byron, quer por meio da produção poética no Brasil. Pela influência de Lord Byron na segunda geração dos românticos como Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães e Aureliano Lessa; e a de Baudelaire no simbolismo com os poetas Cruz e Sousa, Maranhão Sobrinho, Wenceslau de Queiros, Severiano de Resende, Emiliano Perneta, Orlando Teixeira, Mário Pederneiras, Castro Meneses, Durval de Morais e Moacir de Almeida. Estudar os contextos dessa poesia no Brasil e suas inflexões no conceito do modernismo. Como essa temática universalista possibilitou a descentralização da poesia, a formação de grupos literários no romantismo e a crise existencial dos simbolistas.
SEGUNDAS, 13h30 às 15h30 [INÍCIO 29 de OUTUBRO]




Goethe, poesia persa e a Weltliteratur (Daniel Martineschen)
Introdução à leitura e discussão do livro de poemas Divã ocidental-oriental (West-östlicher Divan) de Johann Wolfgang von Goethe em diálogo com a tradição poética persa (especialmente do poeta Hafiz), tanto via o original alemão quanto via traduções. A atividade compreenderá uma visão panorâmica sobre o Divã, a relação deste com a produção poética de Goethe como um todo e com a tradição de poesia persa, bem como a leitura e a discussão, a cada semestre, de pelo menos um dos livros que compõem o Divã.
TERÇAS, 14h às 16h [INÍCIO 30 de OUTUBRO]


Três escritores intimistas na literatura brasileira (Gabriela Szabo)
Objetivo: Nesse curso realizaremos a leitura de textos dos principais autores brasileiros que procuraram registrar as sinuosidades da mente humana, Lúcio Cardoso, Cornélio Penna e Clarice Lispector. Discutiremos sobre a recepção crítica das obras desses escritores que ousaram escrever uma narrativa que parecia estar na contramão da tendência regionalista a qual muitos escritores brasileiros seguiam na primeira metade do século XX. Também serão apresentados filmes que procuraram se basear nos romances dos autores em questão, com a finalidade de discutir o processo de migração de uma forma para outra, romance para o filme, e como se constitui, em cada uma dessas formas, a introspecção psicológica..
QUARTAS, 16h às 18h [INÍCIO 07 de novembro]


Histórias extraordinárias, um autor extraordinário: estudos sobre a obra de Edgar Allan Poe (Greicy Pinto Bellin)
O grupo tem como objetivo estudar tanto a poesia como a prosa de um dos mais famosos escritores norte-americanos do século XIX, considerado o precursor da literatura fantástica moderna e um dos mais representativos autores de narrativas de terror. Serão analisados, além do famoso poema "O corvo", os contos "A queda da casa de Usher", "Berenice", "O coração denunciador", O barril de amontillado", "O poço e o pêndulo", "William Wilson", entre outros.
SEGUNDAS, 15h às 17h [INÍCIO 29 de OUTUBRO]


“‘Esta sou eu, a inúmera: Grupo de Estudos da obra de Cecília Meireles para além dos poemas (Karla Renata Mendes)
Abordagem da obra de Cecília Meireles para além da poesia com o objetivo de compreensão das outras facetas que englobaram seu projeto estético e literário. Leitura e análise de textos teórico-críticos e de material selecionado em cada vertente de sua produção.
QUARTAS, 14h às 18h [INÍCIO 31 de OUTUBRO]


LISTA DE OFICINAS COM ÊNFASE EM ESTUDOS LITERÁRIOS




Curso de Clássicos da Poesia Paranaense (Ivan Justen Santana)
Leituras comentadas dos principais poetas paranaenses, desde Bento Cego e Júlia da Costa, passando por Emiliano Perneta e os simbolistas, os modernos Tasso da Silveira e Helena Kolody, até Paulo Leminski e a pós-modernidade. Curso com certificado em convênio com o Centro Paranaense Feminino de Cultura.
SÁBADOS, 10h às 13h [INÍCIO 10 de NOVEMBRO]


Oficina de Prática de Tradução (Janaina Ravagnani)
O que a oficina propõe, primeiramente é a leitura crítica da obra “A Tradução e a Letra ou o Albergue do Longínquo, do teórico francês Antoine Berman. Em seguida, propomos, baseado na leitura da obra, uma atividade de prática de tradução de uma obra ficcional, poema, conto ou crônica de um escritor brasileiro a definir com o grupo. A partir daí, a proposta seria realizar uma leitura crítica dessas traduções, conforme Berman, que visa fazer uma leitura das traduções enquanto texto, buscando delinear o eixo crítico que orienta seus projetos de tradução (CARDOZO, 2009).
SEXTAS, 14h às 16h [INÍCIO 09 de NOVEMBRO]


Oficina de análise teatral e análise fílmica: um estudo de tradução intersemiótica (Priscila Caroline Buse e Tassia Kleine)
A oficina terá como objetivo analisar as características do teatro e do cinema, com ênfase, inicialmente, em características técnicas tais como direção de arte e de atores, fotografia e sonorização. Após este estudo, a nossa reflexão se estenderá à tradução intersemiótica, abordando produções fílmicas que tenham por base uma peça teatral. Em outras palavras, discutiremos processos fílmicos e teatrais e a relação que se estabelece entre ambos com o apoio de uma bibliografia a ser indicada no decorrer da oficina. As aulas serão divididas em seis encontros com a duração de cinco horas cada, sendo a primeira parte da aula reservada para a exposição dos filmes e a segunda para a discussão dos elementos de cada uma das categorias de espetáculo estudadas.
QUINTAS, 13h30 às 15h30 [INÍCIO 01 de novembro]

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